Fiscalização do CRMV-RO em Buritis-RO impulsiona medidas em prol da saúde animal
No mês de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO) empreendeu uma série de fiscalizações no município de Buritis, resultando em um diálogo construtivo entre os órgãos de saúde municipal e a entidade reguladora.
Durante a visita, os profissionais do CRMV-RO foram convidados a fornecer orientações cruciais relacionadas à legislação da medicina veterinária a membros da prefeitura de Buritis. As discussões se concentraram na legalidade de projetos de castração e em outras políticas públicas relacionadas à causa animal. Além disso, foram lavradas notificações devido à ausência de um responsável técnico para atividades veterinárias no município.
Uma semana após a fiscalização, nesta sexta-feira (06), o secretário municipal de saúde de Buritis, Adelson Godinho, o coordenador de zoonoses, Natalino José, e o Méd. Vet. Marconi Murta compareceram à sede do CRMV-RO para regularizar a notificação e discutir ações públicas em prol da saúde pública e do bem-estar animal em Buritis.
O rápido engajamento dos representantes municipais com o CRMV-RO e o comprometimento com a causa animal foram elogiados pelo presidente do Conselho, Dr. Anilto Funez Junior. Ele afirmou que a cidade de Buritis está demonstrando um compromisso exemplar com a proteção animal.
O secretário de saúde municipal de Buritis destacou a importância da fiscalização do CRMV-RO e expressou seu agradecimento pelos esclarecimentos fornecidos, que servirão como base para futuras diretrizes da saúde pública relacionadas à pauta animal no município.
Após a reunião com o presidente do CRMV-RO, o secretário se comprometeu a promover novos concursos para profissionais da medicina veterinária em Buritis, fortalecendo ainda mais os esforços para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais na região.
O presidente do CRMV-RO enfatizou que o Conselho está amplamente disponível para estabelecer parcerias colaborativas com todos os municípios do estado de Rondônia. Esta declaração ressalta o compromisso do Conselho em promover a cooperação e o fortalecimento das práticas veterinárias em toda a região, visando ao bem-estar dos animais e à saúde pública.