Presidente do CRMV-RO participa de reunião sobre necessidade de exames de brucelose e tuberculose para bovinos destinados a financiamento

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO), Licério Magalhães, participou, na última quinta-feira (7), de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Cedrs), realizada na Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI. O tema foi sobre “Exame de Brucelose e Tuberculose para Bovinos destinados a financiamento".

Durante a discussão, foi pautado sobre os bancos para financiarem bovinos, cobrança através da Resolução Nº 001/2015, que é a obrigatoriedade de ter exames negativos para a patologia de Brucelose e Tuberculose.

Ao fazer o uso da palavra, o presidente do CRMV-RO afirmou que o conselho defende a necessidade da manutenção desses exames. “A preocupação com a saúde pública, referente a essas duas patologias e a segurança para o produtor livre dessas doenças, é que tenham a certeza de ter animais que irão se reproduzir e poder liquidar os financiamentos de seus rebanhos adquiridos. Além de estarem atestados por um profissional habilitado, que é o médico veterinário", explicou Licério.

No evento, também foi aprovado pela maioria para que seja mantido a realização de exames de brucelose para os animais destinados à financiamentos no estado de Rondônia e a suspensão do exame de tuberculose até 1 de fevereiro de 2022.