Noticias

CRMV-RO participa de encontro com representantes da Região Norte para alinhar procedimentos sobre compras públicas

Responsive image

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia participou, na última semana, do I Encontro de Compras Eletrônicas do Sistema CFMV/CRMVs, que aconteceu na sede do CRMV Amazonas, em Manaus (AM), com programação específica sobre o universo das licitações. O CRMV-RO foi representado pelos colaboradores Ana Gloria Sena e Bruno Baraúna, ainda contando com a participação da equipe de licitações e compras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e representantes da Região Norte (AC, AM, AP, PA, RR e TO) para compartilhar conhecimento sobre a legislação vigente e alinhar os procedimentos atuais sobre compras públicas. 

Durante a abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti de Almeida, destacou a importância da unidade do Sistema para aquisição de produtos e serviços. “Nos sensibilizamos com a necessidade dos regionais em receber capacitação e orientação sobre as compras governamentais e queremos a aproximação do Sistema para, futuramente, fazermos aquisições em parceria”, disse. 

Na programação foi apresentada a legislação aplicável e a jurisprudência atualizada, bem como orientações quanto aos procedimentos das fases interna e externa de contratação. O treinamento ainda envolveu a apresentação operacional dos recursos do Comprasnet, portal de licitações e contratações promovidas pelo Governo Federal, utilizado pelo CFMV para os processos eletrônicos de aquisição, modalidade conhecida como pregão eletrônico, desde a habilitação do pregoeiro até um laboratório prático com a simulação de como realizar, desenvolver e concluir um pregão eletrônico. 

“Com essa iniciativa, o CFMV busca harmonizar as rotinas administrativas dentro do Sistema e oferecer condições para que os funcionários dos regionais desenvolvam competências e saiam dos treinamentos mais capacitados e seguros para desempenhar suas funções”, afirma o chefe do Departamento Administrativo (Depad/CFMV), Edson Dourado. 

Os participantes tiveram treinamento dos procedimentos de outras ferramentas, como o Painel de Preços, que permite fazer pesquisa de preços de mercado; o Catálogo de Materiais e Serviços (CATMAT/CATSER) que auxilia na organização e na padronização dos itens de compras; e o Sicaf, que é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores. 

“Compartilhamos nosso conhecimento para permitir que os Regionais possam aderir aos sistemas Siasgnet, dentre eles, o Comprasnet, bem como indicando medidas de boas práticas relativas a todo o procedimento de contratações públicas, desde o planejamento à gestão de contratos”, destacou o pregoeiro do CFMV, Michel de Lima, um dos responsáveis pelo treinamento, juntamente com os outros dois pregoeiros do Conselho Federal, Francisco Alves Lopes Júnior e Vitor Hugo da Silva Ramos. 

O II Encontro de Compras Eletrônicas acontece na próxima semana (de 2 a 6 de dezembro) no CRMV de Pernambuco e reunirá doze funcionários das áreas de licitações do CRMVs da Região Nordeste. 

Para Ana Gloria Sena, "esse encontro deu a oportunidade para aprendermos mais sobre o universo das compras públicas, para que possam ser feitas conforme o determinado. Além disso, a troca de informações foi importante, pois no dia a dia, aprendemos bastante em cada situação verificada”, relatou. 

"O treinamento foi conduzido com eficiência, direcionando a realidade dos regionais, onde as dúvidas e dificuldades são bem parecidas. Esses encontros são extremamente fundamentais e necessários, a cada nova atualização da legislação, para dar continuidade ao alinhamento entre os CRMVs", avaliou Bruno Baraúna.