CRMV-RO participa de inauguração de unidades móveis de vigilância e controle de zoonoses em Porto Velho

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia (CRMV-RO) participou, nesta segunda-feira (15), da inauguração de duas unidades móveis de vigilância e controle de zoonoses em Porto Velho. São dois trailers que a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho adquiriu com recursos do Ministério da Saúde, que irão fortalecer a atividade de vacinação dos animais.

As atividades foram determinadas pela Prefeitura de Porto Velho para que a Semusa amplie as atividades de vacinação antirrábica de cães e gatos na zona urbana da capital rondoniense. O intuito é facilitar o acesso aos donos de cães e gatos, pois a imunização animal ficará mais próxima das residências.

A representante do CRMV-RO no Conselho de Saúde Municipal, secretária-geral Clariana Lins Lacerda, comenta que “essa atividade de aproximação dos donos de animais por meio dos trailers, vai facilitar o atendimento e o deslocamento, pois não irão precisar aguardar pelas campanhas de vacinação ou ir até o centro de zoonoses. É uma estratégia que irá beneficiar a população”.

De acordo com a secretária de Saúde Municipal, Eliana Pasini, “cada trailer ficará em uma unidade de saúde por uma semana, das 8h às 18h, para a vacinação de cães e gatos, com a atividade sendo feita diretamente com as equipes de saúde da família”.

Também participaram da inauguração a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, médica veterinária Régia Pachêco Martins; o médico veterinário da Semusa Roberto Tetsuro Nakaoka; médica veterinária da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) Ana de Nazaré; e o médico veterinário da Secretária Municipal de Meio Ambiente Bruno Gondim Sadeck, com atuação em bem-estar e proteção animal.